17 de Outubro - Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
Cantinho: cachorrao
Categoria: Comemorativa
17 de Outubro - Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
Discurso em homenagem aos 60 Anos da EPCAR
Gonzaga Oliveira
Senhoras e senhores, boa noite!
Para se falar em Força Aérea Brasileira, em EPCAR é necessário que retornemos no tempo e falemos primeiro em Alberto Santos Dumont! Sim, tudo que vivemos hoje são os frutos de um homem destemido, seu valor como inventor tirou o homem do chão e o levou aos céus. Mais do que rememorar seus inventos temos que valorizar sua atitude empreendedora, seus esforços pessoais para ver concretizado seus sonhos; e este é o sentimento que não pode nos faltar. Ao criar o avião Alberto Santos Dumont fez com que o homem tivesse uma razão a mais para erguer seu olhar, agora não apenas para ver a lua e as estrelas, e com este gesto fortalecer seus ideais, o homem passou a acreditar mais em si mesmo e percebeu que aquelas idéias que povoavam seu imaginário poderiam sim tornar-se realidade.
Senhoras e senhores é com este legado de um gênio inventivo como Alberto Santos Dumont “o pai da aviação” que hoje podemos com prazer e entusiasmo celebrar os 60 Anos de nossa Escola Preparatória de Cadetes do Ar.
A tradição de Barbacena vinda desde os tempos do Império e da República de manter boa qualidade de ensino aliada à luta de professores e ex-alunos do Colégio Militar e o prestígio político da nossa cidade foram fatores decisivos para que o Brigadeiro Antônio Guedes Munis, Diretor de Ensino do Ministério da Aeronáutica, àquela época, criasse o curso preparatório de cadetes do ar, que se transformou rapidamente em um dos maiores centros de ensino médio do país, um modelo de organização educacional.
Os passos da transformação têm seu início com o Colégio Providência em 1874, período da Monarquia de D. Pedro II, em 1883 recebia uma filial do Colégio Abílio de propriedade do Barão de Macaúbas, de inegável valor prestado à educação nacional, em seguida com a enfermidade do Barão, ilustres Barbacenenses da Sociedade Educadora Mineira passaram a controlar as instalações. Em 1890 com o início do período republicano foi criado o Ginásio Mineiro. Em 1913 passou a abrigar o Colégio Militar que ajudou na formação de um grande número de oficiais, mas com o fim da República Velha foi extinto em 1926. A partir desta data até o ano de 1949 voltou a ocupar as instalações o Colégio Mineiro ou Colégio Estadual de Barbacena. Em uma sexta-feira, 29 de Julho de 1949, desembarcavam aqui, oriundos do Rio de Janeiro, 201 jovens! Eram os alunos, pioneiros do Curso Preparatório de Cadetes do Ar, iniciava-se naquele momento mais uma página gloriosa da história da Força Aérea Brasileira e de nossa cidade.
E o destino nos remete mais uma vez ao passado, pois, senhoras e senhores, foi exatamente em frente a esta casa onde na época estava instalada a prefeitura, hoje o nosso Palácio da Revolução Liberal, que a Sr.ª Zilda Moreira de Castro teve a honra de entregar o Estandarte do CPCAR, estandarte este que foi confeccionado no Educandário dos Sagrados Corações de Jesus e Maria que então abrigava o Asilo de Órfãs de Barbacena. Motivos não nos faltam para celebrar esta data, a EPCAR está geograficamente situada no coração de nossa cidade e de nossa gente. No decorrer do tempo, vidas foram transformadas, poderia eu citar pessoas ilustres que de muitas formas trabalharam e desempenharam funções que foram de grande valia para a grandeza de nossa Escola, mas, permitam-me senhoras e senhores citar uma pessoa simples, sem posses mas de um amor espontâneo, externado aos nossos alunos com a frase “olha os lindos passarinhos, azuis da cor do manto de Nossa Senhora!”minha referência é a Sr.ª Isabel Vidal, carinhosamente chamada por todos de Isabelinha.
Os sons da aviação fazem parte do nosso cotidiano, quase sempre nos fins de tarde temos um sobrevôo do T-25 que traz um piloto experiente e às vezes um jovem aluno da Escola Preparatória fazendo o seu primeiro contato com a aviação, em outras ocasiões um susto, pois rasga os céus um som ensurdecedor! É um caça, aeronave de defesa que passa para energizar os corações de nossos alunos, derramando sobre eles a energia que os impulsiona a se dedicar cada vez mais em seus estudos pois sabem que quem está no comando daquele caça é na sua grande maioria um ex-aluno da EPCAR simbolicamente a lhes dizer “You can fly very high” (vocês podem voar muito alto), há ainda momentos mais do que especiais, quando um som inconfundível acompanhado de acrobacias magistrais, trazem os aviões tucano, é a elite da nossa aviação – a Esquadrilha da Fumaça – condecorada e celebrada em todos os rincões de nosso país e também no exterior.
A ótima qualidade do corpo docente, a estrutura física e funcional e toda a dedicação de militares e funcionários civis asseguram a todos os alunos da EPCAR uma das melhores qualidades de ensino deste país e, os números só reforçam esta informação, no último ENEM os alunos obtiveram a 16ª colocação nacional e a 3ª entre as escolas públicas. Isto demonstra claramente que vale a pena o investimento feito com a educação destes alunos. A EPCAR forma para a nação jovens preparados para a vida futura, muitos deles realmente se tornarão aviadores, outros emprestarão seus talentos a outras áreas como a infantaria ou a intendência; no quartel aprende-se muito, no dia-a-dia as lições de caráter, cidadania, honestidade, camaradagem, lealdade, disciplina e o respeito à hierarquia forjam homens melhores, pois não cabe ao meio militar conduta que traga desonra à nossa força aérea, independentemente dos caminhos que os jovens irão seguir aqui se ensina o melhor!
A Câmara Municipal em nome da sociedade Barbacenense presta justa homenagem à EPCAR. O convívio diário da nossa gente com os militares é extremamente saudável, a Escola quando solicitada abre seus portões e empresta sua força e seus serviços à nossa cidade, seja usando aviões para em casos extremos levar pacientes que necessitam de cuidados médicos ou, de cunho social como as Ações Cívico Sociais – ACISO, o casamento é perfeito e o resultado sócio-econômico é vital para Barbacena. Agradeço ao ilustre Vereador Amarílio Augusto de Andrade que foi o idealizador desta justa homenagem e que gentilmente solicitou-me que fosse o orador oficial, fiquei lisonjeado e agradecido. Durante 28 anos servi na EPCAR onde ingressei em janeiro de 1981 e deixei a ativa em janeiro deste ano. Agradeço a Deus a oportunidade de ter servido ao meu país na condição de militar, vivi grandes momentos no quartel, aprendi muito e construí um relacionamento maravilhoso de amizade. Sei que não fui um militar padrão, mas, sei que em momento algum desonrei a farda que vesti. Chego novamente à vida civil tendo sido contemplado com uma votação maravilhosa e estando certo de que se abre para mim um novo caminho, agora na condição de representante do povo e com uma grande missão de representar os senhores militares das Forças Armadas em outras esferas e de dar minha contribuição para o legislativo desta cidade que necessita resgatar a esperança que só será reconquistada com muito trabalho.
Ano após ano recebemos novamente em nossa cidade os ex-alunos da EPCAR que se reúnem nos tradicionais encontros de turma para relembrar suas passagens por Barbacena, demonstrando assim que tudo que aqui viveram marcou para sempre suas vidas e onde quer que estejam ao ouvirem o chamamento retornam agora não mais sozinhos, muitos já trazem suas esposas e filhos para que conheçam a instituição que lhes ajudou na formação de seu caráter e também conhecerem a cidade muito lembrada, presente na eterna canção da EPCAR, que os abrigou e recebeu com grande carinho.
Celebramos hoje 60 Anos e nos preparamos para mais!!! Que o futuro nos aponte para um crescimento maior ainda. Ao atual Comandante Brigadeiro Alvani Adão da Silva a grata satisfação de celebrar tão memorável data, pois há exatos 37 anos ele era apenas um jovem destemido, oriundo de uma família simples aqui de Barbacena, que concluía seus estudos no Colégio Estadual e realizava o sonho, passara no concurso e entrava pelos portões da EPCAR. Hoje cabe a Vossa Excelência o prazer de conduzir não somente as honrosas celebrações desta data memorável, mas acima de tudo os novos projetos educacionais, os rumos de uma instituição de pujante grandeza. Que Deus abençoe suas ações e de seus comandados. O futuro deste país é glorioso, preparamos hoje os homens de amanhã, que estes compreendam o tamanho de suas responsabilidades, é preciso amar a Pátria, é preciso respeitar o seu povo e só se consegue tudo isso tendo uma conduta moral, sendo forte e honroso. Ao olhar para o nosso símbolo maior, a nossa Bandeira Nacional, e ouvir o mais belo dos hinos nos é permitido embargar a voz e lacrimejar os olhos mas, não em sinal de fraqueza e sim numa demonstração clara do nosso amor ao Brasil.
Que a alegria de hoje se multiplique a cada dia. Recebam todos: militares, professores e funcionários civis da EPCAR a nossa simples homenagem, ela representa o carinho e o respeito do povo de Barbacena à nossa Escola Preparatória de Cadetes do Ar.
Obrigado.
Discurso em homenagem aos 60 Anos da EPCAR
Gonzaga Oliveira
Senhoras e senhores, boa noite!
Para se falar em Força Aérea Brasileira, em EPCAR é necessário que retornemos no tempo e falemos primeiro em Alberto Santos Dumont! Sim, tudo que vivemos hoje são os frutos de um homem destemido, seu valor como inventor tirou o homem do chão e o levou aos céus. Mais do que rememorar seus inventos temos que valorizar sua atitude empreendedora, seus esforços pessoais para ver concretizado seus sonhos; e este é o sentimento que não pode nos faltar. Ao criar o avião Alberto Santos Dumont fez com que o homem tivesse uma razão a mais para erguer seu olhar, agora não apenas para ver a lua e as estrelas, e com este gesto fortalecer seus ideais, o homem passou a acreditar mais em si mesmo e percebeu que aquelas idéias que povoavam seu imaginário poderiam sim tornar-se realidade.
Senhoras e senhores é com este legado de um gênio inventivo como Alberto Santos Dumont “o pai da aviação” que hoje podemos com prazer e entusiasmo celebrar os 60 Anos de nossa Escola Preparatória de Cadetes do Ar.
A tradição de Barbacena vinda desde os tempos do Império e da República de manter boa qualidade de ensino aliada à luta de professores e ex-alunos do Colégio Militar e o prestígio político da nossa cidade foram fatores decisivos para que o Brigadeiro Antônio Guedes Munis, Diretor de Ensino do Ministério da Aeronáutica, àquela época, criasse o curso preparatório de cadetes do ar, que se transformou rapidamente em um dos maiores centros de ensino médio do país, um modelo de organização educacional.
Os passos da transformação têm seu início com o Colégio Providência em 1874, período da Monarquia de D. Pedro II, em 1883 recebia uma filial do Colégio Abílio de propriedade do Barão de Macaúbas, de inegável valor prestado à educação nacional, em seguida com a enfermidade do Barão, ilustres Barbacenenses da Sociedade Educadora Mineira passaram a controlar as instalações. Em 1890 com o início do período republicano foi criado o Ginásio Mineiro. Em 1913 passou a abrigar o Colégio Militar que ajudou na formação de um grande número de oficiais, mas com o fim da República Velha foi extinto em 1926. A partir desta data até o ano de 1949 voltou a ocupar as instalações o Colégio Mineiro ou Colégio Estadual de Barbacena. Em uma sexta-feira, 29 de Julho de 1949, desembarcavam aqui, oriundos do Rio de Janeiro, 201 jovens! Eram os alunos, pioneiros do Curso Preparatório de Cadetes do Ar, iniciava-se naquele momento mais uma página gloriosa da história da Força Aérea Brasileira e de nossa cidade.
E o destino nos remete mais uma vez ao passado, pois, senhoras e senhores, foi exatamente em frente a esta casa onde na época estava instalada a prefeitura, hoje o nosso Palácio da Revolução Liberal, que a Sr.ª Zilda Moreira de Castro teve a honra de entregar o Estandarte do CPCAR, estandarte este que foi confeccionado no Educandário dos Sagrados Corações de Jesus e Maria que então abrigava o Asilo de Órfãs de Barbacena. Motivos não nos faltam para celebrar esta data, a EPCAR está geograficamente situada no coração de nossa cidade e de nossa gente. No decorrer do tempo, vidas foram transformadas, poderia eu citar pessoas ilustres que de muitas formas trabalharam e desempenharam funções que foram de grande valia para a grandeza de nossa Escola, mas, permitam-me senhoras e senhores citar uma pessoa simples, sem posses mas de um amor espontâneo, externado aos nossos alunos com a frase “olha os lindos passarinhos, azuis da cor do manto de Nossa Senhora!”minha referência é a Sr.ª Isabel Vidal, carinhosamente chamada por todos de Isabelinha.
Os sons da aviação fazem parte do nosso cotidiano, quase sempre nos fins de tarde temos um sobrevôo do T-25 que traz um piloto experiente e às vezes um jovem aluno da Escola Preparatória fazendo o seu primeiro contato com a aviação, em outras ocasiões um susto, pois rasga os céus um som ensurdecedor! É um caça, aeronave de defesa que passa para energizar os corações de nossos alunos, derramando sobre eles a energia que os impulsiona a se dedicar cada vez mais em seus estudos pois sabem que quem está no comando daquele caça é na sua grande maioria um ex-aluno da EPCAR simbolicamente a lhes dizer “You can fly very high” (vocês podem voar muito alto), há ainda momentos mais do que especiais, quando um som inconfundível acompanhado de acrobacias magistrais, trazem os aviões tucano, é a elite da nossa aviação – a Esquadrilha da Fumaça – condecorada e celebrada em todos os rincões de nosso país e também no exterior.
A ótima qualidade do corpo docente, a estrutura física e funcional e toda a dedicação de militares e funcionários civis asseguram a todos os alunos da EPCAR uma das melhores qualidades de ensino deste país e, os números só reforçam esta informação, no último ENEM os alunos obtiveram a 16ª colocação nacional e a 3ª entre as escolas públicas. Isto demonstra claramente que vale a pena o investimento feito com a educação destes alunos. A EPCAR forma para a nação jovens preparados para a vida futura, muitos deles realmente se tornarão aviadores, outros emprestarão seus talentos a outras áreas como a infantaria ou a intendência; no quartel aprende-se muito, no dia-a-dia as lições de caráter, cidadania, honestidade, camaradagem, lealdade, disciplina e o respeito à hierarquia forjam homens melhores, pois não cabe ao meio militar conduta que traga desonra à nossa força aérea, independentemente dos caminhos que os jovens irão seguir aqui se ensina o melhor!
A Câmara Municipal em nome da sociedade Barbacenense presta justa homenagem à EPCAR. O convívio diário da nossa gente com os militares é extremamente saudável, a Escola quando solicitada abre seus portões e empresta sua força e seus serviços à nossa cidade, seja usando aviões para em casos extremos levar pacientes que necessitam de cuidados médicos ou, de cunho social como as Ações Cívico Sociais – ACISO, o casamento é perfeito e o resultado sócio-econômico é vital para Barbacena. Agradeço ao ilustre Vereador Amarílio Augusto de Andrade que foi o idealizador desta justa homenagem e que gentilmente solicitou-me que fosse o orador oficial, fiquei lisonjeado e agradecido. Durante 28 anos servi na EPCAR onde ingressei em janeiro de 1981 e deixei a ativa em janeiro deste ano. Agradeço a Deus a oportunidade de ter servido ao meu país na condição de militar, vivi grandes momentos no quartel, aprendi muito e construí um relacionamento maravilhoso de amizade. Sei que não fui um militar padrão, mas, sei que em momento algum desonrei a farda que vesti. Chego novamente à vida civil tendo sido contemplado com uma votação maravilhosa e estando certo de que se abre para mim um novo caminho, agora na condição de representante do povo e com uma grande missão de representar os senhores militares das Forças Armadas em outras esferas e de dar minha contribuição para o legislativo desta cidade que necessita resgatar a esperança que só será reconquistada com muito trabalho.
Ano após ano recebemos novamente em nossa cidade os ex-alunos da EPCAR que se reúnem nos tradicionais encontros de turma para relembrar suas passagens por Barbacena, demonstrando assim que tudo que aqui viveram marcou para sempre suas vidas e onde quer que estejam ao ouvirem o chamamento retornam agora não mais sozinhos, muitos já trazem suas esposas e filhos para que conheçam a instituição que lhes ajudou na formação de seu caráter e também conhecerem a cidade muito lembrada, presente na eterna canção da EPCAR, que os abrigou e recebeu com grande carinho.
Celebramos hoje 60 Anos e nos preparamos para mais!!! Que o futuro nos aponte para um crescimento maior ainda. Ao atual Comandante Brigadeiro Alvani Adão da Silva a grata satisfação de celebrar tão memorável data, pois há exatos 37 anos ele era apenas um jovem destemido, oriundo de uma família simples aqui de Barbacena, que concluía seus estudos no Colégio Estadual e realizava o sonho, passara no concurso e entrava pelos portões da EPCAR. Hoje cabe a Vossa Excelência o prazer de conduzir não somente as honrosas celebrações desta data memorável, mas acima de tudo os novos projetos educacionais, os rumos de uma instituição de pujante grandeza. Que Deus abençoe suas ações e de seus comandados. O futuro deste país é glorioso, preparamos hoje os homens de amanhã, que estes compreendam o tamanho de suas responsabilidades, é preciso amar a Pátria, é preciso respeitar o seu povo e só se consegue tudo isso tendo uma conduta moral, sendo forte e honroso. Ao olhar para o nosso símbolo maior, a nossa Bandeira Nacional, e ouvir o mais belo dos hinos nos é permitido embargar a voz e lacrimejar os olhos mas, não em sinal de fraqueza e sim numa demonstração clara do nosso amor ao Brasil.
Que a alegria de hoje se multiplique a cada dia. Recebam todos: militares, professores e funcionários civis da EPCAR a nossa simples homenagem, ela representa o carinho e o respeito do povo de Barbacena à nossa Escola Preparatória de Cadetes do Ar.
Obrigado.